quarta-feira, 17 de maio de 2017

PROJECTAR #54



5 ANOS A PROJECTAR vão ser motivo de comemoração na 54.ª sessão da actividade no dia 31 de Maio, no auditório da Biblioteca Municipal António Botto, em Abrantes, a partir das 19h00.
Voltamos à cidade onde começou a itinerância, mas saímos da sede da Delegação e convidamos todos a juntarem-se-nos na Biblioteca Municipal, numa procura de novos públicos que tem sido sempre uma das intenções desta actividade.
E invertendo outros dos seus objectivos, levar um pouco de cultura arquitectónica aos concelhos da região, desta vez trazemos uma amostra do que, em termos de divulgação da arquitectura, se está a fazer nos grandes centros, nomeadamente as exposições que estão patentes ao público na Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto e na Garagem Sul do Centro Cultural de Belém, em Lisboa, até 31 de Maio e 18 de Junho, respectivamente.



O primeiro documentário, a propósito da exposição 'Villa Tugendhat' de Mies van der Rohe, intitulado Das Haus Tugendhat, Leben im Kunstwerk (A Casa Tugendhat, Viver numa Obra de Arte), da série Schätze der Welt, Erbe der Menshheit (Tesouros do Mundo, Património da Humanidade) foi realizado por Christina Brecht-Benze em 2002:

É considerada uma obra-prima da arquitectura moderna clássica e o edifício mais importante de Ludwig Mies van der Rohe em solo europeu: a casa Tugendhat em Brno, República Checa.
Quando foi construída no final dos anos 20, a capital da Morávia já era um centro de vanguarda arquitectónica.
Graças ao empenho de arquitectos como Bohuslav Fuchs ou Arnost Wiesner, surgiram em Brno inúmeros ​​bairros sociais e casas para as massas. Com a Casa Tugendhat é acrescentado um edifício funcionalista para a classe alta.
Como o dinheiro não era problema para os empresários judaicos Grete e Fritz Tugendhat, Mies van der Rohe dispôs de recursos ilimitados e pôde desenvolver os seus princípios estéticos até à perfeição. Estes incluem a planta livre, permitem a estrutura de pilares de aço, paredes de vidro que desaparecem no chão e divisórias feitas de materiais luxuosos, como ébano e ónix. "A simplicidade de construção, a clareza dos recursos construtivos e a pureza dos materiais", princípios coerentemente aplicados por Mies van der Rohe na casa Tugendhat, fazem desta Villa uma obra chave da época moderna. Até hoje, por isso foi declarada Património Mundial pela UNESCO, sendo considerada uma das casas arquitectonicamente mais influentes do mundo.
Até 1938, a família industrial judia Tugendhat viveu na obra de arte, até ser forçada a exilar-se perante a ameaça da invasão da Checoslováquia por Hitler. A casa foi confiscada pelos nazis, e em 1945 pelo Exército Vermelho. Na Checoslováquia comunista albergou uma instituição para fisioterapia e na década de 60, finalmente, tornou-se um monumento nacional. Foi uma proeza admirável, a reabilitação de uma casa de campo capitalista de um arquitecto alemão na Checoslováquia comunista, nos anos 80, apesar de os rebocos estarem novamente a desfazerem-se. Se não forem encontrados patrocinadores para uma nova reparação, corre-se o risco de um marco da arquitectura mundial da casa do século XX gradualmente se degradar.



O segundo documentário, do qual excertos fazem parte da exposição Victor Palla e Bento d'Almeida - Arquitetura de outro tempo, faz parte da série Magazine de Artes Visuais, da autoria de Isabel Colaço e Manuel Graça Dias, e foi realizado por Edgar Feldman em 1994:

Programa sobre a obra de Victor Palla, arquitecto português que se notabilizou ainda nos campos da fotografia, design, artes plásticas e edição literária. Apresentação do arquitecto Manuel Graça Dias. Inclui depoimentos de amigos de Victor Palla, intercalados com uma entrevista com o próprio.




Com estas sessões propõe-se esta Delegação da Ordem dos Arquitectos exibir documentários de Arquitectura, como forma de divulgar a vida e obra de arquitectos com importância na história e teoria da arquitectura, nacional e internacional, de várias épocas e movimentos, e assim contribuir para o enriquecimento da cultura arquitectónica na nossa região.

Estas sessões destinam-se, para além dos arquitectos da região, a outros técnicos e a todas as pessoas com curiosidade e interesse nestes temas, sendo de acesso livre mas limitadas à lotação do auditório da Biblioteca Municipal António Botto, em Abrantes, que está disponível para o efeito.

Apoio:
Município de Abrantes

PROGRAMA:

31 de Maio, 19h00
Auditório da Biblioteca Municipal António Botto, Abrantes
A Casa Tugendhat
MIES VAN DER ROHE

(2002, Christina Brecht-Benze, 15')
VICTOR PALLA
(1994, Edgar Feldman, 25')

Sem comentários:

Enviar um comentário