segunda-feira, 10 de junho de 2013

PROJECTAR #12



Propomos o início mais cedo, pelas 18h30, para a próxima sessão da actividade PROJECTAR, a décima segunda, que se realiza em Torres Novas, na Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes, no próximo dia 20 de Junho, sendo dedicada ao escultor, pintor e arquitecto Miguel Ângelo.

Criar uma das maiores obras primas da Humanidade é impressionante.
Criar três delas é verdadeiramente assombroso - mas foi isso mesmo que Miguel Ângelo fez há quinhentos anos atrás.
Com as suas próprias mãos concebeu e executou a mais famosa escultura do mundo - o David; a mais impressionante pintura - o tecto da Capela Sistina; e um dos mais notáveis edifícios do mundo - a cúpula da Catedral de São Pedro, a jóia da coroa do skyline da cidade de Roma.
No ano em que o David comemorou o seu 500.º aniversário, a BBC ONE reavivou a história de um dos mais dotados, e mais impetuosos, artistas da História.
De uma infância traumática, Miguel Ângelo elevou-se ao mais alto nível do génio artístico como escultor, pintor, arquitecto e poeta.
As suas obras têm uma escala tal, de uma força e beleza impressionantes, que durante séculos não se podia crer que tivessem sido criadas por um simples mortal.
A extraordinária vida de Miguel Ângelo estendeu-se ao longo de quase 90 anos, de 1475 a 1564.
Era uma personagem complexa: umas vezes com mau génio e paranóico, outras generoso e carinhoso.
A sua paixão pela arte, pela beleza e por Deus foi o seu alento ao longo da sua vida.
Neste documentário em duas partes - [a exibir ambas nesta sessão do PROJECTAR] - reconhecidos historiadores desmontam muitos dos mitos em torno da extraordinária vida do artista e artistas actuais tentam recriar alguns elementos das  mais icónicas obras de Miguel Ângelo - da técnica do fresco até ao esculpir uma réplica do David.
Isto em conjunto com reconstituições dramatizadas da vida de Miguel Ângelo baseadas nos seus próprios relatos.
Filmado em Roma e em Florença, com o actor Shakespeariano Stephen Noonan no papel do artista, o documentário explora o modo como Miguel Ângelo surge como a própria personificação do Renascimento, alegadamente por inspiração divina.



Com estas sessões propõe-se esta Delegação da Ordem dos Arquitectos exibir documentários de Arquitectura, como forma de divulgar a vida e obra de arquitectos com importância na história e teoria da arquitectura, nacional e internacional, de várias épocas e movimentos, e assim contribuir para o enriquecimento da cultura arquitectónica na nossa região.

Estas sessões destinam-se, para além dos arquitectos da região, a todas as pessoas com curiosidade e interesse nestes temas, sendo de acesso livre e limitadas à lotação da sala que, na Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes, em Torres Novas, está disponível para o efeito.

Apoio:
Município de Torres Novas

Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes

 PROGRAMA:

20 de Junho, 18h30
Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes, Torres Novas
O Divino Miguel Ângelo
(2004, Tim Dunn e Stuart Elliott, 118')

18 de Julho, 19h00
Auditório da Casa-Memória de Camões, Constância
Fernando Távora
(2001, Cristina Antunes, 51')

Estas sessões obtiveram a validação de 1 crédito cada no âmbito da formação obrigatória em temáticas opcionais dos estágios de ingresso na O.A.

Sem comentários:

Enviar um comentário