quinta-feira, 12 de setembro de 2019

ARQUITECTURA AO CENTRO #160



CASA ÓBIDOS
ÓBIDOS, PRAIA D'EL REY

Russell Jones e Ricardo Soares Martins
com Robbie Hyde, Emanuel Placido, Claudio Soares
Jones Architects Studio + RSM arquitecto
2016

A casa situa-se na Praia D'El Rey nos arredores da cidade histórica de Óbidos, Portugal. A área é caracterizada por casas modernas em estilo neo-tradicional, fazendas antigas, campos de golf e está rodeada por floresta de coníferas.
Os clientes queriam construir uma casa sustentável, com ar moderno e linhas claras que respondesse ao seu ambiente. Deveria permitir à família interagir uns com os outros e com a paisagem envolvente.
O terreno possui orientação sudeste repleta de árvores com vistas para um famoso campo de golfe e o Oceano Atlântico ao fundo. Tem acesso por uma rua local; o terreno possui uma suave inclinação para o campo de golfe com algumas árvores coníferas antigas dentro da área privada.
O principal acesso de pedestres a partir da rua para a casa é por uma ponte que leva ao piso térreo. Este é o coração da casa, onde estão as áreas sociais. Existe ainda um acesso separado para veículos no pavimento inferior, sob a ponte; este pavimento também abriga as instalações de serviço, garagem e adega. O piso térreo acomoda a sala de estar, cozinha, lavandaria, sala de jantar interna e externa e ala destinada a hóspedes. Para subir ao primeiro pavimento, uma escadaria iluminada naturalmente com pé direito duplo leva aos três quartos, uma instalação sanitária e à suíte principal.
O layout do volume de três pavimentos foi projectado para facilitar ao máximo o desfrute das vistas nas orientações sul e leste. A planta em forma de 'L' do piso térreo envolve uma piscina de borda infinita com as áreas de jantar e lounge de frente para o mar. O grande balanço destes espaços permite a protecção solar e uma transição para um grande terraço acessível de qualquer parte do piso térreo. As grandes áreas envidraçadas podem ser abertas uma vez que as janelas são de correr e ficam ocultas nas paredes, promovendo esta ligação.
Ao redor da casa os jardins actuam como zona de amortecimento conformando uma ligação real e visual com a floresta envolvente. Árvores maduras foram plantadas entre prado e vegetação arbustiva nativa nas orientações oeste e sul. Ao norte e leste, vegetações de pequeno porte e prado fazem a transição para os campos de golfe sem obstruir as vistas. Uma grande área envidraçada na sala de jantar e cozinha permitem que a paisagem faça parte da casa e se relacione com o terraço, permitindo que grandes quantidades de luz natural penetrem no interior da casa.
Parte do conceito de projecto foi revestir os pavimentos inferiores com pedra local, como se fossem escupidos da natureza e para contrastar com o volume branco do primeiro pavimento. Esta estratégia é acentuada com o desenho dos jardins que permite que a vegetação cresça sobre a pedra e envolva o piso térreo. As aberturas aqui foram intencionalmente reduzidas para proporcionar maior privacidade.
A casa foi projectada para maximizar os ganhos solares sem sobreaquecer. Aqui estão presentes o aquecimento solar, bombas de calor de fonte de ar para aquecimento, grandes janelas e painéis deslizantes e venezianas internos. Isso permite conforto ao longo do ano com custos mínimos.
A casa está repleta de luz e também de privacidade, garantindo uma experiência positiva aos seus utentes a curto e longo prazo.

site: jonesarchitectsstudio.co.uk

ver mais sobre o projecto:
archdaily.com
archdaily.com.br
architizer.com
arqa.com
dearart.net
joaomorgado.com
new.rushi.net

Sem comentários:

Enviar um comentário