domingo, 23 de junho de 2019

ARQUITECTURA AO CENTRO #146



PRESBITÉRIO DO RECINTO DE ORAÇÃO DE FÁTIMA
OURÉM, FÁTIMA

Paula Santos
com Vasco Novais, Renata Pinho, Carmen Estima, Rúben Domingues, Augusta Lopes, Yiannis Romanos, Nelson Bertini, Eugénio Maia, Magda Macedo, Fernando Ferreira, Daniel Moreira, Victor Abrantes, Pedro Pinho, Marco Miranda, Filipe Andrade Santos, Tiago Laires, Diogo Mateus, Flávio Tirone, Jorge Neves, Nuno Correia, Carla Gomes, Álvaro Negrello e Nuno Silva
Paula Santos, Arquitectura
2016

O Centenário das Aparições de Fátima e a visita do Papa Francisco a 13 de Maio de 2017, justificaram o projecto e a construção do novo Presbitério do Recinto de Oração de Fátima, obra permanente, para a realização de cerimónias ao ar livre.
A construção do Presbitério exterior, inclui no piso inferior uma Sacristia, uma Capela da Sagrada Reserva e áreas de apoio para os sacerdotes.
O projecto permitiu também condições de mobilidade para deficientes à antiga Basílica, o tratamento das colunatas existentes e o redesenho da escadaria de acesso a todas as estruturas religiosas.
Uma cobertura em fibra de vidro, revestida nas duas faces, foi estudada pela equipa com o INEGI. A cobertura tem 600 m2 de área suspensa apoiada num bloco de betão branco dentro da qual se encontram todas as áreas técnicas e os acessos verticais.
A arquitectura do edifício integrou as intervenções de Filip Moroder para a imagem de Cristo, de João Mendes Ribeiro para os lugares litúrgicos e de Fernanda Fragateiro para a escultura Matéria Espiritual.
Trata-se de uma intervenção arquitectónica de grande importância cenográfica num espaço sagrado que procuramos que resultasse sublime e em harmonia na grande praça de oração.

site: paulasantos-arquitectura.com

ver mais sobre o projecto:
aasarchitecture.com
afasiaarchzine.com
archdaily.com
archdaily.com.br
behind.solutions
bloglovin.com
caddownloadweb.com
designboom.com
gooood.cn
plataformaarquitectura.cl
ultimasreportagens.com

Sem comentários:

Enviar um comentário