terça-feira, 20 de março de 2018

ARQUITECTURA AO CENTRO #58



MUSEU MOINHO DE PAPEL
LEIRIA, LEIRIA

Álvaro Siza Vieira
Álvaro Siza Vieira
2009

O Moinho do Papel situa-se na antiga Rua da Fábrica, actual Rua Roberto Ivens, na margem esquerda do Rio Lis, próximo do núcleo urbano da cidade, que data do séc. XIII.
É um espaço museológico, ligado à aprendizagem de artes e ofícios tradicionais relacionados com o papel e o cereal e resulta de um projecto de recuperação e reabilitação levado a cabo por uma equipa multidisciplinar (desde o reconhecido Arquitecto Álvaro Siza Vieira aos técnicos do Município), com o objectivo de preservar a memória de artes e ofícios tradicionais inerentes a este património sociocultural, nomeadamente a moagem do cereal (milho, trigo e centeio), o fabrico do azeite e a produção do papel.

A intervenção efectuada caracteriza-se pela recuperação do antigo edifício do moinho, a construção de um novo corpo a partir de uma anexo existente e na requalificação dos espaços exteriores. Foi ainda recuperado o equipamento hidráulico e tecnológico de funcionamento do moinho.
A entrada faz-se por um pátio à volta do qual se organizam os edifícios. Os pequenos volumes de cor branca e cobertura em telha integram-se harmoniosamente na envolvente.
Num primeiro volume funciona a recepção e uma sala de exposição/multimédia. O corpo do antigo moinho alberga a Sala do Cereal, a Cozinha e a Sala do Papel. É-nos mostrado como se faz o papel a partir de trapos.

site: sizavieira.pt

ver mais sobre o projecto:
arquiteturaportuguesa.pt
cm-leiria.pt
divisare.com
guiasdearquitectura.com
ultimasreportagens.com

Sem comentários:

Enviar um comentário