sexta-feira, 30 de dezembro de 2016

PROJECTAR #49


A quadragésima nona sessão da actividade PROJECTAR convida-nos a conhecer os edifícios da Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, da autoria dos arquitectos Alberto Pessoa, Pedro Cid e Ruy Athouguia, e terá lugar na Biblioteca Municipal de Castelo Branco, no próximo dia 12 de Janeiro, pelas 19h00.



Exibido em duas partes pela RTP em 25 de Janeiro e em 8 de Fevereiro de 1995, na rubrica Ver Artes, um documentário apresentado por Manuel Graça Dias, com realização de Edgar Feldman:
Documentário em duas partes sobre a arquitetura dos edifícios da Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, e dos seus espaços envolventes. Uma obra concluída em 1969, da autoria dos arquitectos Alberto Pessoa, Pedro Cid e Ruy Athouguia, tendo os arranjos paisagísticos sido projetados pelo arquiteto Gonçalo Ribeiro Telles.
Com depoimentos de Manuel Graça Dias, José Sommer Ribeiro, Ruy Athouguia, José Manuel Fernandes, Gonçalo Ribeiro Telles, Paulo Varela Gomes e José Paulo Nunes de Oliveira.

adaptado de: http://www.rtp.pt/arquivo/index.php?article=2455&tm=22&visual=4 e http://www.rtp.pt/arquivo/index.php?article=2603&tm=22&visual=4


Com estas sessões propõe-se esta Delegação da Ordem dos Arquitectos exibir documentários de Arquitectura, como forma de divulgar a vida e obra de arquitectos com importância na história e teoria da arquitectura, nacional e internacional, de várias épocas e movimentos, e assim contribuir para o enriquecimento da cultura arquitectónica na nossa região.

Estas sessões destinam-se, para além dos arquitectos da região, a outros técnicos e a todas as pessoas com curiosidade e interesse nestes temas, sendo de acesso livre mas limitadas à lotação do auditório da Biblioteca Municipal de Castelo Branco, que está disponível para o efeito.

Apoio:
Município de Castelo Branco

PROGRAMA:

12 de Janeiro, 19h00
Biblioteca Municipal de Castelo Branco
Sede e Museu da Fundação Calouste Gulbenkian
ALBERTO PESSOA, PEDRO CID
e RUY ATHOUGUIA
(1995, Edgar Feldman, 24'+26')

Sem comentários:

Enviar um comentário