sexta-feira, 17 de abril de 2015

PROJECTAR #30


A trigésima sessão da actividade PROJECTAR será dedicada ao Futurismo Italiano, com a exibição de um documentário britânico sobre este movimento artístico de princípios do séc. XX (que também teve uma expressão arquitectónica, embora não construída), e vai realizar-se no próximo dia 23 de Abril, pelas 19h00, na Biblioteca Municipal do Gavião.

Escrito e realizado por Lutz Becker em 1987, este documentário traça a história do Futurismo em Itália entre 1909 e 1944. Os artistas envolvidos foram inspirados pela nova era da máquina, e atacaram todas as convenções artísticas. Em grande parte filmado no Palazzo Grassi, em Veneza, durante uma exposição dedicada a este movimento, em 1986, este documentário inclui actuações de poesia Futurista, concertos de música do ruído, um banquete com uma ementa Futurista e filmes de arquivo raros, incluindo Love Afoot (1914) de Marcel Fabre. A dimensão política do Futurismo, as suas relações com a Revolução Russa e o Fascismo não são ignoradas. Inclui contribuições de Luce Marinetti, Elica Balla e do historiador de arte Maunizio Calvesi.

Traduzido e adaptado a partir de http://trove.nla.gov.au/work/34938989


Com estas sessões propõe-se esta Delegação da Ordem dos Arquitectos exibir documentários de Arquitectura, como forma de divulgar a vida e obra de arquitectos com importância na história e teoria da arquitectura, nacional e internacional, de várias épocas e movimentos, e assim contribuir para o enriquecimento da cultura arquitectónica na nossa região.

Estas sessões destinam-se, para além dos arquitectos da região, a todas as pessoas com curiosidade e interesse nestes temas, sendo de acesso livre e limitadas à lotação do auditório da Biblioteca Municipal do Gavião, que está disponível para o efeito.

Apoio:
Município de Gavião

PROGRAMA:

23 de Abril, 19h00
Biblioteca Municipal do Gavião
VITA FUTURISTA
Futurismo Italiano 1909-1944
(1987, Lutz Becker, 51')

Sem comentários:

Enviar um comentário