segunda-feira, 20 de outubro de 2014

ESPALHAFITAS - A ENCOMENDA, DE MANUEL GRAÇA DIAS, E CASAS PARA O POVO, DE CATARINA ALVES COSTA


Realiza-se hoje, segunda-feira 20 de Outubro, pelas 21h30, a terceira sessão do ciclo de cinema que o ESPALHAFITAS dedica este mês à Arquitectura, em parceria com esta Delegação da Ordem dos Arquitectos, com a exibição de duas curtas metragens no Sr. Chiado, em Abrantes.

A primeira curta metragem, intitulada A ENCOMENDA, de Manuel Graça Dias, introduz-nos no ambiente de uma pequena casa de fim de semana desenhada por Raul Hestnes Ferreira, entre 1959 e 1961, construída em Albarraque para o seu pai, o escritor José Gomes Ferreira, tomando como pretexto a chegada de um carteiro anarquista e abelhudo (Homero Roque).

CASAS PARA O POVO, de Catarina Alves Costa, a segunda curta a exibir, conta a história do SAAL, Serviço de Apoio Ambulatório Local, um movimento lançado após a revolução por um grupo de arquitectos que respondia à luta de rua dos moradores pobres que no Verão quente de 1974 gritavam "Casas Sim! Barracas Não!".
Catarina Alves Costa nasceu no Porto a 8 de Abril de 1967. É licenciada em Antropologia pela Universidade Fernando Pessoa, Porto, e doutoranda em Antropologia Social e Cultural, na Universidade Nova de Lisboa

Sem comentários:

Enviar um comentário