sábado, 5 de julho de 2014

PROJECTAR #23


Recentemente galardoado com a Medalha de Ouro da União Internacional de Arquitectos (UIA), o arquitecto sino-americano Ieoh Ming Pei será o tema do documentário a exibir na vigésima terceira sessão PROJECTAR, que terá lugar no Centro Cultural de Vila Nova da Barquinha, no próximo dia 17 de Julho, quinta-feira, pelas 19h00.

Realizado em 1997, First Person Singular: I. M. Pei é um retrato intimista, no qual o arquitecto conduz os espectadores pelo Museu do Louvre em Paris, pela National Gallery of Art de Washington, pelo Rock and Roll Hall of Fame em Cleveland, pelo Banco da China em Hong Kong, pelo Meyerson Symphony Center em Dallas, pelo Museu Miho no Japão, e por outros exemplos da sua extraordinária obra.

Também nos fala do início da sua vida na China, os anos dos cursos no MIT e em Harvard, e da sua experiência de trabalho com clientes tão exigentes como Jacqueline Kennedy, William Zeckendorf, François Mitterrand ou Paul Mellon. Revela-nos a sua abordagem filosófica e princípios como nunca o fez antes.

Filmado no local das próprias obras, no Japão, Hong Kong, Paris, Cleveland, Nova iorque, Washington e Dallas, e comentado pelo próprio arquitecto.

Clique aqui para ver uma apresentação do documentário:


Com estas sessões propõe-se esta Delegação da Ordem dos Arquitectos exibir documentários de Arquitectura, como forma de divulgar a vida e obra de arquitectos com importância na história e teoria da arquitectura, nacional e internacional, de várias épocas e movimentos, e assim contribuir para o enriquecimento da cultura arquitectónica na nossa região.

Estas sessões destinam-se, para além dos arquitectos da região, a todas as pessoas com curiosidade e interesse nestes temas, sendo de acesso livre e limitadas à lotação do Auditório do Centro Cultural de Vila Nova da Barquinha que está disponível para o efeito.

Apoio:
Município de Vila Nova da Barquinha

PROGRAMA:

17 de Julho, 19h00
Auditório do Centro Cultural de Vila Nova da Barquinha
Primeira Pessoa do Singular: I. M. PEI
(1997, Peter Rosen, 52')

Em Agosto não há sessão.
Continuamos em Setembro.

Sem comentários:

Enviar um comentário