sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

PROJECTAR #18


No próximo dia 20 de Fevereiro, pelas 19h00, o Salão Nobre dos Paços do Concelho de Ferreira do Zêzere acolhe a décima oitava sessão da actividade PROJECTAR dedicada ao trabalho e pensamento do arquitecto francês Jean Nouvel.

Intitulado Jean Nouvel, Portrait et Reflets, episódio da série Portraits d'Architects, este documentário realizado em 1998 dá-nos a conhecer o método de trabalho e algumas das suas obras construídas (até àquela data) como a Fundação Cartier ou Instituto do Mundo Árabe, ambos em Paris, ou a Ópera de Lyon.

"Retrato e Reflexão."

"Cada Arquitectura é uma particularidade."

"O arquitecto está atento aos novos saberes, às novas imagens, e está também atento à conjugação dessas novas imagens e novos saberes com o saber mais antigo, com imagens mais antigas. E é o encontro desses saberes e dessas imagens que informam as arquitecturas da modernidade aquelas que ao longo do tempo se fundam na história da arquitectura."

A arquitectura de J. Nouvel é muito simples, mas ao mesmo tempo bastante complicada. Toda a arquitectura é uma particularidade para ele, ou seja cada projecto, cada edifício é outro universo, um outro mundo. Ele começa por elementos simples e conjuga-os com a sua arquitectura complexa. E cada uma dessas obras é definida de um modo diferente.

No seu escritório de arquitectura, ele não tem um gabinete próprio. Ele prefere trabalhar com os seus colegas para tomar o gosto, e partilhar ideias. Ele observa, escuta, reflecte, e encontra a melhor abordagem para o projecto e realiza-o.

(in http://traac.info/blog/?p=878)



Com estas sessões propõe-se esta Delegação da Ordem dos Arquitectos exibir documentários de Arquitectura, como forma de divulgar a vida e obra de arquitectos com importância na história e teoria da arquitectura, nacional e internacional, de várias épocas e movimentos, e assim contribuir para o enriquecimento da cultura arquitectónica na nossa região.

Estas sessões destinam-se, para além dos arquitectos da região, a todas as pessoas com curiosidade e interesse nestes temas, sendo de acesso livre e limitadas à lotação do Salão Nobre que, nos Paços do Concelho de Ferreira do Zêzere, está disponível para o efeito.

Apoio:
Município de Ferreira do Zêzere

PROGRAMA:

20 de Fevereiro, 19h00
Salão Nobre dos Paços do Concelho de Ferreira do Zêzere
JEAN NOUVEL, Retrato e Reflexão
(1998, Jean-Louis André, 51')

20 de Março, 19h00
Biblioteca Municipal de Gavião
da série ARCHITECTURES
WALTER GROPIUS + ÁLVARO SIZA = DUAS ESCOLAS
A BAUHAUS DE DESSAU
(1999, Frédéric Compain, 27')
A ESCOLA DE SIZA
(2000, Richard Copans e Stan Neumann, 27')

Estas sessões obtiveram a validação de 1 crédito cada no âmbito da formação obrigatória em temáticas opcionais dos estágios de ingresso na O.A.

Sem comentários:

Enviar um comentário