terça-feira, 9 de julho de 2013

PROJECTAR #13

Antecipando o 90.º aniversário do seu nascimento, a próxima sessão da actividade PROJECTAR será dedicada ao arquitecto Fernando Távora, nascido em 25 de Agosto de 1923. Será no próximo dia 18 de Julho, pelas 19h00, no auditório da Casa-Memória de Camões, em Constância.

Figura incontornável da arquitectura portuguesa, no século XX
Um documentário biográfico acerca do arquitecto portuense Fernando Távora.
Nascido em 1923, Fernando Távora formou-se na Escola de Arquitectura do Porto, onde depois foi professor durante 50 anos. A ele se deve grande parte das transformações que levaram a escola a ser uma das mais importantes do país, onde se formaram, por exemplo, Siza Vieira e Souto Moura.
Mas Fernando Távora não foi apenas um grande professor, é também um arquitecto multifacetado, um excelente doutrinador e um notabilíssimo historiador de arquitectura.
Como projectista devemos-lhe, entre outros projectos, a Escola do Cedro, o Mercado da Feira e, sobretudo, magníficas adaptações de edifícios antigos às necessidades actuais, como por exemplo a Pousada de Santa Marinha, executada a partir do Convento da Costa.
Neste documentário procurou-se abordar não só a vida profissional de Fernando Távora, mas também a sua vida e a sua filosofia enquanto arquitecto e enquanto homem.
Contando com depoimentos de Nuno Teotónio Pereira, de Siza Vieira e, sobretudo, do biografado, "Fernando Távora" é um documento de indiscutível interesse que homenageia uma das grandes figuras da arquitectura nacional.


(in http://www.rtp.pt/programa/tv/p12026)


Com estas sessões propõe-se esta Delegação da Ordem dos Arquitectos exibir documentários de Arquitectura, como forma de divulgar a vida e obra de arquitectos com importância na história e teoria da arquitectura, nacional e internacional, de várias épocas e movimentos, e assim contribuir para o enriquecimento da cultura arquitectónica na nossa região.

Estas sessões destinam-se, para além dos arquitectos da região, a todas as pessoas com curiosidade e interesse nestes temas, sendo de acesso livre e limitadas à lotação da sala que, na Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes, em Torres Novas, está disponível para o efeito.

Apoio:
Município de Constância

PROGRAMA:

18 de Julho, 19h00
Auditório da Casa-Memória de Camões, Constância
Fernando Távora
(2001, Cristina Antunes, 51')

Em Agosto não há sessão.
Continuamos em Setembro.

Estas sessões obtiveram a validação de 1 crédito cada no âmbito da formação obrigatória em temáticas opcionais dos estágios de ingresso na O.A.

Sem comentários:

Enviar um comentário