Na décima primeira sessão Projectar, que se realiza no próximo dia 23 de Maio, pelas 21h30, no Auditório do Centro Cultural Elvino Pereira, em Mação, será exibido o documentário Alvar Aalto - Visão para um Mundo Melhor, realizado em 1998 por Eeva Vuorenpää.
O documentário "Alvar Aalto - Visão para um Mundo Melhor" foca a carreira de Alvar Aalto a partir da segunda metade dos anos 30 do século XX, quando ele se distancia do Funcionalismo Racionalista Europeu e segue uma via própria, enriquecendo a arquitectura internacional com uma nova perspectiva, mais humanista e voltada para a natureza. O documentário procura dar-nos a ver o processo criativo de Alvar Aalto na tentativa de demonstrar como a sua arquitectura surgiu. O ponto de viragem do pensamento de Alvar Aalto ocorreu com a Villa Mairea, uma casa familiar na Finlândia ocidental (1938-39). O documentário compõe um retrato de Alvar Aalto como homem e como artista. Inclui imagens de arquivo antes inéditas, cartas e entrevistas com contemporâneos e especialistas em arquitectura internacional.
Eeva-Angelina Vuorenpää, nascida em 1939, estudou Ciências Humanas na Universidade de Helsínquia, cinema e documentarismo na Universidade de Arte e Design, em Helsínquia, e no Instituto de Radio e TV de Helsínquia. Trabalha na TV 1, canal da Yle, a Companhia de Televisão Estatal Finlandesa, como produtora e realizadora. Fez vários documentários para televisão sobre a literatura, arte e arquitectura finlandesas. Muitos deles foram exibidos em festivais de cinema e exibidos e transmitidos em canais de televisão internacionais. Produziu também vários videos para a exposição sobre Alvar Aalto "Between humanism and materialism” no Museu de Arte Moderna de Nova Iorque, em 1998.
(in http://architettura.it/image/festival/2000/en/works/2000064.htm)
Apoio:
Município de Mação
PROGRAMA:
23 de Maio, 21h30
Auditório do Centro Cultural Elvino Pereira, Mação
Alvar Aalto - Visão para um Mundo Melhor
(1998, Eeva Vuorenpää, 54')
20 de Junho, 18h30
Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes, Torres Novas
O Divino Miguel Ângelo
(2004, Tim Dunn e Stuart Elliott, 118')
Estas sessões obtiveram a validação de 1 crédito cada no âmbito da formação obrigatória em temáticas opcionais dos estágios de ingresso na O.A.
Sem comentários:
Enviar um comentário