Quinta sessão Projectar, pelas quais esta Delegação da Ordem dos Arquitectos se propõe exibir documentários de Arquitectura, como forma de divulgar a vida e obra de arquitectos com importância na história e teoria da arquitectura, nacional e internacional, de várias épocas e movimentos, e assim contribuir para o enriquecimento da cultura arquitectónica na nossa região.
«É muito raro um arquitecto causar tanta sensação fora do seu circuito profissional como o holandês Rem Koolhaas. As suas espantosas criações como a Embaixada da Holanda em Berlim, a Biblioteca de Seattle, a Casa da Música no Porto e o Guggenheim Heritage Museum em Las Vegas são exemplos práticos das teorias urbanísticas do holandês.
O trabalho de Koolhaas não se centra apenas na construção de edifícios mas também nas ideias que lhes estão subjacentes; é igualmente admirado enquanto escritor e analista social, o seu livro de 1978, New York: A Retroactive Manifesto for Manhattan, é considerado um texto seminal sobre a sociedade moderna.
Rem Koolhaas: Uma Espécie de Arquitecto é um envolvente retrato que nos conduz pelo percurso multidisciplinar deste visionário considerado em 2008 uma das 100 pessoas mais influentes no mundo pela revista Time.»
Estas sessões destinam-se em primeiro lugar aos arquitectos da região, mas são abertas a outras pessoas com curiosidade e interesse nestes temas, sendo de acesso livre e limitadas à lotação da sala, que na sede da Delegação em Abrantes está disponível para o efeito, com um máximo de 30 lugares.
PROGRAMA:
25 de Outubro, 21h30
Sede da Delegação de Abrantes da Ordem dos Arquitectos, Abrantes
REM KOOLHAAS: uma espécie de arquitecto (2007, Markus Heidingsfelder and Min Tesch, 97')
Casa da Música, uma visita aérea (10')
22 de Novembro, 21h30
(local a anunciar)
O Arquitecto e a Cidade Velha
Estas sessões obtiveram a validação de 1 crédito cada no âmbito da formação obrigatória em temáticas opcionais dos estágios de ingresso na O.A.
Sem comentários:
Enviar um comentário